Página Inicial Sobre este site Entre em contato Links ENGLISH Ajuda AVISO




Coleção
Saiba mais sobre notas e cédulas, sua história, valor e conservação.


Suplementos numismáticos
Consulte e adquira catálogos e pastas certos para uma coleção organizada.


Estande virtual
Troque suas cédulas ou compre cédulas com as melhores ofertas do mercado.

  Cadastre-se em Notafilia.com.br
  VOLTAR  

O Euro

As primeiras Idéias sobre a criação de uma moeda única remontam aos primórdios da União Européia atual. Tornando as discussões sobre a união monetária anteriores a 40 anos e certamente com apoio e oposição acirradas. Atualmente, doze países da União Européia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal) fazem parte dessa experiência, chamada União Monetária.

Inicialmente e durante longos anos, toda a comunidade experimentava a criação de uma coletânea ou cesta de moedas nacionais, que formava o ECU (European Currency Unity / Unidade Monetária Européia).

Após vários anos, muitos estudos, estatísticas e incansáveis conversações diplomáticas quatorze dos países da união estavam aptos para fixar e converter suas moedas nacionais para a moeda única, o Euro. Alguns países se opuseram à conversão, inclusive por consulta em plebiscito à população (caso da Dinamarca), e estão observando seus parceiros em seu desenvolvimento. São eles: Grã-Bretanha, Dinamarca e Suécia.

O Euro entrou em circulação em Janeiro de 2002, mas desde janeiro de 1999, bancos e o comércio apresentam a conversão fixa para a nova moeda, que já demonstra ser uma oposição ao Dólar norte-americano, frente à economias e mercados mundiais, além de reforçar toda a economia na União Européia.

Cédulas substituídas pelo Euro.

Cédulas de países da União Européia que não aderiram à União Monetária.

 

Cédulas do Euro

 

Notafilia.com.br foi criado e organizado por Régis Giampersa.
Todos os direitos reservados, São Paulo/SP, Brasil, desde 1999